194 agências bancárias fecham na pandemia e mais de 40% dos municípios ficam sem bancos

Durante a pandemia do novo coronavírus 194 agências bancárias fecharam suas portas em definitivo, segundo reportagem da “Folha de S. Paulo”. Só nos primeiros quatro meses de 2020, cerca de 300 agências bancárias foram encerradas, diminuindo sensivelmente o número de postos de atendimento para a população.

Levantamento do jornal revela que quase a metade das cidades brasileiras não possui sequer uma agência bancária. Os moradores desses 2.340 municípios têm de procurar alternativas para movimentar o seu próprio dinheiro.  De 2016 a 2019, 2.853 agências fecharam as portas.

É de conhecimento que pessoas de baixa renda, moradores de áreas rurais e idosos, por exemplo, um público que inclui pessoas mais vulneráveis ao novo coronavírus, não tem pleno acesso as novas tecnologias de home banking. 

Quando não há uma barreira de conhecimento em manusear as plataformas, existe a falta de sinal de internet ou mesmo a falta de recursos para ter um smartphone e pacote de dados. A outra alternativa é se deslocar para uma cidade próxima, o que pode aumentar o risco de contágio e não é aconselhável pelas autoridades sanitárias.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Fechar Menu