Anuário do Transporte de Cargas ressalta impacto do transporte de valores à população

Apesar da pandemia de Covid-19, as empresas de transporte de valores mantiveram suas atividades e foram imprescindíveis em garantir que a população tivesse acesso ao dinheiro. Em especial por ser um momento em que, segundo o Banco Central, a circulação do numerário registrou recorde, estimulado pelo pagamento do auxílio emergencial. Essa condução da prestação de serviços e a importância do trabalho exercido pelas empresas, foram destaque no “Anuário do Transporte de Cargas 2021”.

“A atividade de transportes de valores está vinculada não só a guarda, distribuição e transporte de metais preciosos e itens de alto valor agregado, como também a guarda, abastecimento e recolhimento de numerário em diversas localidades do País – e esse fator foi um dos preponderantes para que o setor não só conseguisse ultrapassar os piores meses de 2020, como também ganhasse papel de destaque na movimentação da economia brasileira”, cita a reportagem do Anuário.

À reportagem, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte de Valores (ABTV), explica que as cidades mais distantes dos grandes centros ajudaram a alavancar o setor em 2020. “Ainda existe uma resistência e até falta de acesso de grande parte da população aos meios eletrônicos de pagamento como PIX, por exemplo, que está avançando muito nos grandes centros. O consumo de papel moeda, no entanto, é feito especificamente pela população de mais baixa renda e que se situa em municípios menores”, explicou.

Ruben Schechter explicou que a ABTV e a Federação Nacional das Empresas de Transporte de Valores (FENAVAL), na qual também é presidente, atuam em busca de atender as principais reivindicações para a atuação das empresas de transporte de valores, como a busca pela prioridade na vacinação dos vigilantes e o avanço do Estatuto da Segurança Privada (PLS/135/2021). Projeto que está no Senado para avaliação de mudanças sugeridas pela Câmara (SCD 6/2016).

A matéria publicada na edição 2021 do anuário também cita os desafios em manter a segurança dos profissionais durante a crise sanitária, aborda dados do setor, as experiências dos gestores à frente das empresas, os investimentos e os resultados alcançados no período. O conteúdo na íntegra pode ser acessado aqui.

Crédito foto: Foto: Jason Dent / Unsplash

Fechar Menu