Banco do Brasil vai fechar agências e demitir 5.000 funcionários

O Banco do Brasil (BB) anunciou na segunda-feira (11) o fechamento de 361 unidades, sendo 112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento. A notícia foi veiculada no mesmo dia que a fabricante de automóveis Ford anunciou o encerramento de suas atividades de produção no Brasil, o que deve impactar cerca de 5 mil empregos diretos no país.

Para a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB), segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, o enfraquecimento da atuação da instituição financeira trará reflexo negativo para milhões de clientes do banco, desconsiderando a realidade brasileira, a dimensão geográfica do País e a necessidade de manter atendimento presencial para milhares de brasileiros. A restruturação do BB prevê o desligamento de 5 mil funcionários.

De acordo com levantamento da Bloomberg, os bancos brasileiros estão fechando agências no ritmo mais rápido nos últimos três anos. Foram fechadas as portas de 1.444 agências no Brasil nos 12 meses, 78% a mais que nos 12 meses anteriores, de acordo com dados do Banco Central compilados pela Bloomberg. Esse movimento reflete nos empregos:  foram cortadas 26% a mais vagas nos 12 meses até setembro em comparação com a média de 2013 a 2019, ainda de acordo com o levantamento.

Crédito da imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fechar Menu