Dinheiro é o meio mais utilizado nas compras pela maioria dos brasileiros

O dinheiro em espécie é o principal meio de pagamento para mais da metade da população brasileira e a forma de pagamento mais utilizada por 65% da população de classe D e E, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva. O estudo foi divulgado em uma reportagem do jornal Valor Econômico e confirmam a preferência do brasileiro pelo papel moeda revelado nas últimas pesquisas do Banco Central (BC)

Os números reforçam o fato de o dinheiro ser o meio de pagamento mais inclusivo e de fácil acesso a população. A pesquisa, realizada em janeiro de 2021, confirma um comportamento da população nos anos anteriores e traz uma fotografia do momento pós-pandemia, período em que houve aumento exponencial de serviços digitais, lançamento do PIX e criação de fintechs. 

“Na pandemia, há mais digitalização, que muda os fluxos de entrada de dinheiro. Isso tem influência do auxílio emergencial e de outros programas de ajuda de governos estaduais. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas sacam o dinheiro porque não conseguem negociar descontos nos outros meios de pagamento da mesma forma que com o dinheiro vivo”, afirma o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.

Segundo reportagem do UOL, a pesquisa aponta vantagens ao comprar usando dinheiro. Entre as razões, 51% dos entrevistados citaram desconto no pagamento, 45% a possibilidade de negociar o preço, 40% a praticidade, 35% disseram que têm mais facilidade no controle de gastos e 34% falaram que a escolha é feita pela ausência de taxas. Outro dado relevante é que 37,9 milhões de brasileiros recebem boa parte de seus recursos em dinheiro em espécie – o que equivale a 28% da os brasileiros que tem algum tipo de renda.

Crédito da foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil

Fechar Menu