País perdeu 1.500 pontos físicos de atendimento bancário em 2020

O ano de 2020 terminou com a redução de cerca de 1.500 agências bancárias e pontos de atendimentos no Brasil. As três maiores instituições do setor, Itaú, Bradesco e Santander, reduziram aproximadamente 12% da estrutura, cenário que afeta a geração de empregos. Segundo informações divulgadas pela Folha de S. Paulo, essa redução visa redução de custos operacionais.

A redução do número de agências aumenta os desafios enfrentados por quem precisa buscar por serviços bancários. Além de quase metade das cidades do país não contar com agências, a população ainda enfrenta falta de acesso às redes de internet, dificuldade de manuseio dos meios digitais e até a falta de acesso a aparelhos que permitam realizar as transações via mobile banking ou internet banking.

Reduzir agências não é unanimidade no setor financeiro. As cooperativas de crédito, por exemplo, estão investindo no caminho inverso. O Sicoob, maior sistema financeiro cooperativo do Brasil, encerrou 2020 com 197 novas agências. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a cooperativa se tornou a terceira maior instituição do Brasil em rede de atendimento, com 3.480 postos físicos.

Crédito da Imagem: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil

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