Pesquisa confirma preferência da população por pagamentos em dinheiro

Pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, em uma parceria com a empresa Brink´s, aponta o dinheiro em espécie como o meio de pagamento de maior preferência dos brasileiros. Segundo a pesquisa 53,4% dos brasileiros preferem o dinheiro como forma de pagamento e 38,5% não têm conta em banco.

Na sequência levantada pelo estudo, as preferências de escolhas são o cartão de crédito (20%), cartão de débito (16,5%), boleto bancário (4,6%). O Pix aparece como preferência para apenas 3,5% dos brasileiros entrevistados.

Reportagem da CNN Brasil destaca que “o principal motivo para as pessoas continuarem optando pelo dinheiro em detrimento aos meios de pagamentos digitais é o controle, com 31,3% das respostas”. 

A pesquisa foi realizada por telefone, com duas mil pessoas. Em entrevista ao portal de notícias Terra o responsável, professor Fabian Salum, explica que o perfil dos participantes do estudo foi abrangente para representar todo o país. “Evitamos o viés de respondentes de capitais e de internautas e isso mostrou que o dinheiro ainda está longe do fim”, conta.

A publicação da pesquisa destaca ainda que “o processo de bancarização vai além de conceder uma conta corrente ao indivíduo. É um processo complexo que envolve um aprendizado de como usar a conta. Usar o dinheiro é fácil”.

Crédito da imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Fechar Menu