Tarifas da TecBan a bancos pequenos têm atrapalhado a competição, diz BC

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que as diferentes tarifas cobradas por saques em caixas eletrônicos entre bancos pequenos e grandes instituições têm atrapalhado a competição. A declaração foi concedida na quarta-feira (6/11), durante audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

Segundo reportagem da agência internacional Reuters, Campos Neto informou que a autoridade monetária está analisando o tema. “As tarifas que a TecBan cobra são tarifas que são muito grandes para os bancos pequenos, o que em parte até inviabiliza um pouco a competição. Então obviamente é um tema que o Banco Central tem acompanhado.” (clique aqui para ler mais sobre o tema)

A empresa que administra os caixas eletrônicos da Rede Banco24horas é controlada por Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Santander Brasil e Caixa Econômica Federal. A atuação da TecBan, que é proprietária da empresa de transporte de valores TBForte, está sendo analisada em procedimentos internos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) por abuso de poder econômico e práticas anticompetitivas, de acordo com o jornal O Globo e o site UOL (clique no nome dos veículos para para ler mais sobre o tema).

Crédito da imagem: Marcelo Camargo_Agência Brasil

Fechar Menu